• Home
  • IFAD website
  • Subscribe to posts
  • Subscribe to comments

Um importante passo nas políticas de diálogo sobre a agricultura familiar

Posted by Greg Benchwick Monday, December 6, 2010

A Conferência de Alto Nível sobre Políticas Públicas para a Agricultura Familiar, Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar entre Países de Renda Média, realizada nos dias 17 e 18 de novembro em Brasília, representou um importante passo nas políticas de diálogo sobre a agricultura familiar e cooperação entre países emergentes Brasil, China, Índia e África do Sul. A conferência contou também com a participação de representantes dos governos da Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile.

Nesta reunião, organizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário do Brasil e pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), representantes oficiais dos governos e especialistas no tema trocaram experiência sobre o desenvolvimento e os problemas rurais nos respectivos países. Eles também ratificaram o desejo de continuar se encontrando para aprenderem uns com os outros e reduzirem a pobreza dos camponeses.

Nos últimos anos têm sido planejadas e executadas políticas de desenvolvimento rural importantes em muitos países e, em vários casos, com sucesso. Os países emergentes têm algumas das políticas de melhor êxito neste campo que sem dúvida contribuíram para os respectivos crescimentos econômicos.

Por outro lado, a população rural pobre dos países emergentes representa uma porcentagem importante no contexto de todo o mundo. Portanto, as políticas bem sucedidas têm um impacto não só nestes países como nos indicadores globais.

O Brasil é o país com maior quantidade de população rural da América Latina. Por conseqüência, a boa política de desenvolvimento para reduzir a pobreza rural brasileira influencia positivamente toda a região. O mesmo ocorre com África do Sul, China e Índia, sendo que nestes dois últimos países é enorme a densidade demográfica da população rural.

“Na Índia, por exemplo, tem cerca de 800 milhões de pessoas que vivem no campo e uma boa política de combate a pobreza acaba por ter um impacto global. Assim é também na China. Portanto, a possibilidade de diálogo entre especialistas e representantes de alto nível dos governos destes países é fundamental porque contribui para a aprendizagem e a troca de experiências entre eles e por conseqüência tem influência no mundo inteiro.” disse Ivan Cossío, Gerente de Programas do FIDA para o Brasil.

Ele falou também de outro aspecto fundamental sobre os países emergentes, que seja pelo tamanho que pela economia, começam a ter um importante papel de coadjuvantes na liderança global. Portanto, a possibilidade da troca de experiência e aprendizagem acaba por influenciar o mundo.

As distintas situações rurais de cada país além dos respectivos problemas e soluções foram abordadas durante a conferência.

“Na China cada família rural tem em média um território de 0.6 hectares. No Brasil, a chamada agricultura familiar, cada família tem uma media de 26 hectares. Ou seja, quase 45 vezes mais e, portanto, as diferenças são muito importantes,” disse Ivan Cossio.

Os governos do Brasil e da África do sul pretendem realizar um programa conjunto de cooperação e de transferência de conhecimento que permita aos sul africanos aprenderem com a experiência brasileira e, em alguns casos, planejar e atuar uma políticas semelhantes. Os representantes do governo do Brasil tem pedido ao FIDA de fornecer apoio técnico para a implementação desse programa.

“Este é um resultado concreto do diálogo sobre as políticas de desenvolvimento rural. Considere que este modelo de transferência de conhecimento poderá envolver mais países do sul da África e da América do Sul. Ou seja, reforça a cooperação sul-sul. Tudo isso vai se converter em benefícios para a população rural e contribuir para a redução da pobreza” explicou Cossio.

A Conferência de Alto Nível sobre Políticas Públicas para a Agricultura Familiar, Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar entre Países de Renda Média dá seguimento a outros eventos importantes. Em fevereiro de 2010 em Roma o FIDA organizou um seminário semelhante durante o Conselho dos Governadores que ocorre a cada ano. Esta reunião em Roma contou com a participação de altos representantes dos governos da Argentina, Brasil, Índia, China e da África do Sul. Em abril deste ano o Governo da Índia organizou em Nova Deli a Conferência sobre o Desenvolvimento Rural nas Economias Emergentes, cujo FIDA participou.

Escritora: Gina Marques

Fotógrafo: Greg Benchwick (Gente de Valor Brasil)

0 comments