• Home
  • IFAD website
  • Subscribe to posts
  • Subscribe to comments



Projetos Dom Távora e Paulo Freire beneficiarão 80 mil famílias pobres rurais nos estados de Ceará e Sergipe
O Comitê Executivo do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) aprovou esta semana dois novos projetos de redução da pobreza rural para os estados brasileiros do Ceará e Sergipe.

Ambos os projetos beneficiarão mais e 80 mil famílias pobres rurais com um custo total de USD 133 milhões e financiamento do FIDA de USD 56 milhões.

“Os Projetos Dom Távora e Paulo Freire receberam os nomes de famosos educadores brasileiros e defensores dos pobres, e tem o conhecimento como pilar central para a superação da pobreza,” alegou o Gerente de Programas do FIDA para o Brasil, Sr. Iván Cossio. “O projeto Paulo Freire irá trabalhar no Ceará e tem como objetivo prover mais de 60 mil famílias pobres rurais com instrumentos, treinamento e investimentos produtivos necessários para que possam superar a pobreza. O projeto Dom Távora será implementado no Sergipe e focará suas atividades na promoção de negócios rurais e no desenvolvimento de capacidades e beneficiará aproximadamente 20 mil famílias rurais.”

O Brasil é uma importante economia emergente com GDP crescente e demonstra contínuas taxas de redução da pobreza. Porém, a desigualdade e pobreza persistem no país.

Por volta de 55 por cento da população rural do Brasil vive abaixo da linha da pobreza. Esse percentual aumenta para 66 por cento na região nordeste do Brasil, onde uma em cada três pessoas vivem em pobreza extrema. Em algumas áreas do nordeste, esse percentual aumenta para mais de 75 por cento, tornando essa região no maior bolsão de pobreza de toda América Latina e Caribe.

“Os projetos irão trabalhar em nível estadual de modo a atingir os objetivos federais de redução da pobreza. Os projetos foram integrados no contexto do programa federal Brasil sem Miséria e trabalharão em consonância com as políticas públicas voltadas aos pequenos agricultores,” afirmou Cossio.

Projeto Paulo Freire
A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) do Ceará implementará o Projeto de Desenvolvimento Produtivo e de Capacidades no Estado do Ceará (Paulo Freire) no período de seis anos.

O projeto tem custo total de USD 95 milhões, com USD 40 milhões de financiamento do FIDA, USD 40 milhões do Estado do Ceará e USD 14,9 milhões de contribuição dos beneficiários.

“O projeto busca reduzir a pobreza extrema na área do projeto de 43 a 23 por cento, incrementar os bens familiares em 30 por cento e prover 60 mil famílias com treinamento, assistência técnica e investimentos produtivos necessários para aumentar os seus negócios, acessar mercados, proteger o ambiente frágil do semiárido e reduzir o perfil de risco das famílias”, comentou Cossio. “Nós achamos que investimento em mulheres e jovens é um investimento no futuro sustentável. Com isso em mente, mais da metade dos beneficiários do projeto serão mulheres e jovens.”

Dom Távora Project

O Projeto de Negócios Rurais para Pequenos Produtores (Dom Távora) será implementado em seis anos pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (EMDAGRO), com a direção da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (SEAGRI).

O custo do projeto será de aproximadamente USD 38 milhões, com USD 16 milhões em financiamento do FIDA, USD 12,6 milhões do Estado de Sergipe e mais e USD 9 milhões dos beneficiários do projeto.

“O Projeto Dom Távora centralizará suas atividades em estimular talentos locais e apoiar negócios rurais com o objetivo de aumentar a renda, apoiar associação de produtores e criar uma vida melhor,” disse Cossio.




0 comments